segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Acidente de avião no Irã deixa 77 mortos, 26 feridos e pelo menos um desaparecido

Ao todo, 77 pessoas morreram, 26 ficaram feridas e pelo menos uma continua desaparecida depois do acidente com um Boeing 727 da companhia Iran Air que caiu, neste domingo (9), no noroeste do Irã com 105 pessoas a bordo, segundo um novo balanço divulgado pela televisão estatal nesta segunda-feira (10). Citando um centro de informações da polícia, a emissora do governo disse que "infelizmente, 77 de nossos cidadãos morreram, 26 ficaram feridos e foram hospitalizados e uma pessoa encontra-se desaparecida". Nesta segunda-feira, a agência de notícias Isna mencionou o mesmo balanço de vítimas, mas falou em dois desaparecidos. O chefe do comitê de crise do Ministério de Estradas e Transportes, Ahmed Majidi, falou à agência.

- Havia no avião 105 pessoas, 94 passageiros e 11 tripulantes. Segundo as últimas cifras do acidente, 77 pessoas morreram, 26 ficaram feridas e duas estão desaparecidas. Devido às más condições meteorológicas, o comandante do avião não conseguiu aterrissar no aeroporto de Orumiyeh, quis voltar, mas por uma razão que ainda não sabemos, acabou caindo a cerca de 5 km do aeroporto. A rede de televisão transmitiu imagens do acidente. Nelas, era possível ver o avião partido em vários pedaços, alguns deles bastante danificados, assim como integrantes de equipes de resgate e bombeiros ao redor da aeronave, sob uma intensa nevasca. Um funcionário do ministério dos Transportes disse à rede de televisão estatal que uma das caixas pretas foi encontrada. O principal problema para os serviços de resgate é a neve no local do acidente, de cerca de 70 cm de espessura.

Em agosto, um Fokker-100 derrapou em uma pista ao aterrissar na cidade de Tabriz, ferindo levemente dois passageiros. O Irã tem um histórico recente de acidentes aéreos causados pelo envelhecimento e falta de manutenção das aeronaves. Além disso, um embargo internacional dos Estados Unidos impede o país de comprar peças de reposição originais. t´cuiramla (EP-IRP).

Nenhum comentário: